CURSO de Línguas Online e Gratuito !

segunda-feira, 24 de setembro de 2007


OS 10 PECADOS DO CURRÍCULO:


1. Não esqueça de colocar seus dados para contato (telefone, endereço e e-mail) .

2. Tenha cuidado ao colocar foto no seu currículo. Não é necessário, a menos que seja uma exigência do selecionador ou essencial para a área pretendida. E, se for mesmo necessário colocar uma foto sua, tenha cuidado na escolha! Evite fotos informais e descontraídas demais (na praia, no churrasco, em festas, usando trajes de banho, entre amigos e assim por diante). O currículo é como um documento para o profissional. Portanto, opte por fotos mais sérias, com trajes adequados - como se fosse para uma entrevista de emprego.

3. Evite colocar suas características pessoais no currículo e na carta de apresentação.

4. Fique atento aos erros de digitação.

5. Não cite sua pretensão salarial. Discuta salário apenas quando estiver em contato com o possível empregador, de preferência na entrevista de seleção.

6. Ao colocar dados sobre sua formação, inclua o nome da instituição e do curso em questão.

7. Revise seu currículo para evitar erros de português.

8. Quando citar sua experiência profissional, não esqueça de incluir o nome da empresa, cargo(s) ocupado(s) e atribuições da sua função.

9. Não evidencie períodos curtos de permanência em uma empresa. Se for inferior a seis meses, coloque apenas o ano em que trabalhou no local. 10. Caso você possua mais de um idioma em nível básico, retire estas especificações do seu currículo. Caso tenha dois idiomas em níveis diferentes, especifique.


DICAS


 Mantenha seu currículo sempre atualizado.
 Não esqueça de incluir seu objetivo no currículo: a área de atuação pretendida ou até mesmo um cargo específico.
 Cite as atribuições dos cargos que ocupou quando for descrever sua experiência profissional: basta incluir alguns tópicos com as atividades desenvolvidas.
 Sua carta de apresentação deve conter as informações mais relevantes do seu currículo. O papel dela é chamar a atenção do selecionador.
 Não coloque data na carta de apresentação e no currículo.
 Com relação à diagramação, procure ser o mais simples possível: utilize fundo branco, fonte na cor preta, de tipos mais tradicionais (como Arial, Times New Roman e Verdana, por exemplo) e de tamanho 12 a 14. Evite bordas, efeitos, enfeites e utilize caracteres em negrito ou itálico somente para destacar algumas informações.

Boa Sorte

Bartira Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário