CURSO de Línguas Online e Gratuito !

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA.DEPOIMENTO - 15/02/2008

Ontem recebi um email de uma mulher dizendo que tinha interesse em fazer um curso EAD e me pediu uma opinião.
Difícil, pois é intensa a discussão sobre as vantagens e desvantagens da EAD (educação à distância).
Enquanto estava na faculdade ( Cairu / Salvador – Ba, que possui um dos melhores cursos de Administração do Estado da Bahia ), passei pela experiência de cursar algumas matérias a distancia. Eu particularmente não gostei.
Recordo-me muito bem de um fórum aberto pelo Professor Fernando Aboin, um mestre e um exemplo de profissional para mim e que participei, que falava sobre a EAD. Na época defini a EAD da Cairu como “embromeixou” e “enrolodromo”, não só eu mais 90% da turma tinham a sensação de que a faculdade optou por ministrar matérias via EAD para reduzir custos.
Não sei se fiquei traumatizada como era realizada a chamada EAD na Cairu,mas depois fui informada que lá era utilizado um método de baixo custo.
Utlizavamos o Moodle.
O Moodle é um
software livre, de apoio à aprendizagem, executado num ambiente virtual.
Para mim EAD de qualidade é :
*Uma moderna estrutura de servidores;
*Equipe de suporte on-line às aulas e aos fóruns de discussão;
*Estúdios de geração com equipamentos de ponta para aulas ao vivo.
*Ambiente virtual de aprendizagem seguro;
*Educação com sinal de satélite.


Acredito então que se você estudar em uma faculdade que possua esses recursos, a EAD poderá ser muito útil. Já que nos dias de hoje ela acabou por se tornar uma opção para aqueles que não possuem muito tempo disponível para freqüentar uma faculdade convencional. Uma maneira mais flexível de estudar, onde o aluno faz o seu tempo, de acordo com suas necessidades.
Antes a EAD era caracterizada apenas por estudos por correspondências, tipo o Instituto Universal Brasileiro. Quem fizesse um destes cursos não eram muito bem vistos pelo mercado. Hoje as coisas mudaram, a EAD é uma tendência mundial.
Mas não podemos esquecer que o preconceito ainda existe.
Uma vez, quando trabalhava no RH de uma grande instituição de ensino,estava selecionando estagiário. Entrevistei uma garota muito boa. Mas quando passei para minha superior a mesma descartou a candidata apenas porque a mesma fazia curso EAD.Seria um preconceito só dela ou mundial?Sinceramente não sei.
Para ajudar minha cara internauta que solicitou minha ajuda vou postar na próxima semana uma enquete sobre EAD.Vou solicitar a ajuda de todos.Quero que expressem sua opinião sobre o assunto.Vamos todos ajudar essa amiga.

Um comentário:

  1. Olá cara Estudante, quanto aos cursos via redes de computadores mundial ou seja, os cursos EAD. De fato não é algo novo, pois no passado já havia cursos a distancia via postal, hoje simplesmente mudou o meio de realização dos mesmos.
    Em minha opinião os cursos EAD são interessantes para aquelas pessoas que mora em regiões longínqua, as quais não têm universidades ou faculdades convencionais para cursos normais.
    Acho também que esses cursos EAD é uma forma de as instituições de ensinos terem uma maior lucratividade. Pois em apenas um ou dois dias semanais em dois a três anos, não teria condições de forma alguma essas instituições passar todo o conteúdo programático de um determinado curso, é preciso muito mais do que curso EAD para formar bons profissionais, as instituições de ensinos precisa lembra que alem de formar técnico tem que formar cidadão também.
    Portanto entendo que os cursos EAD atende parcialmente os seus objetivos, é mais lucro para as empresas de ensino e pouco ensino para os alunos que tem boa fé e busca um desses cursos.

    ResponderExcluir